7481 PRUMO - Relações com Investidores
1T15
Diminuir Fonte Aumentar Fonte VoltarVoltar ImprimirImprimir EmailEmail PDF DownloadDownload Compartilhe
O ano de 2015 começou com grandes perspectivas para a consolidação do Porto do Açu como a principal alternativa para a solução dos problemas principalmente da indústria de petróleo e gás.

Mensagem do Presidente


O ano de 2015 começou com grandes perspectivas para a consolidação do Porto do Açu como a principal alternativa para a solução dos problemas principalmente da indústria de petróleo e gás. A redução do preço do petróleo aliada as restrições de investimentos da Petrobras têm afetado a indústria, mas ao mesmo tempo criado grandes oportunidades para a Prumo. Com a infraestrutura brasileira ineficiente e insuficiente para acompanhar a demanda da indústria de O&G por redução de custos e aumento de produção, o Porto do Açu se apresenta como uma alternativa de baixo custo, eficiente e pronta para atender as empresas de petróleo e seus fornecedores.

Além de atender a indústria de O&G, o Porto do Açu também está se preparando para se transformar num grande hub marítimo na costa brasileira, com a entrada em operação do seu terminal Multicargo (“T-Mult”), prevista para o segundo semestre de 2015. Com 500 metros de cais, uma profundidade de 14,5 metros e uma extensa área contínua alfandegada, o T-Mult movimentará inicialmente cargas como graneis sólidos e cargas de projeto, mas também poderá movimentar grãos e contêineres.

Durante o ano de 2015, concluiremos as obras de infraestrutura e serviços básicos que contribuirão para atrair novos clientes para a retroárea do porto e acelerar o processo para transformar o Porto do Açu num grande hub industrial na região sudeste do Brasil.


Com a assinatura do contrato da Edison Chouest (“ECO”), com a Petrobras para a operação de 6 berços para uma base de apoio offshore, a ECO decidiu exercer sua opção de ampliar a sua área no porto atingindo 710 metros de cais e mais de 400 mil m2 de área. A nova base em construção, deverá entrar em operação no segundo semestre de 2015 e poderá atingir até 14 berços. Com grande eficiência e localização estratégica, perto das bacias de produção de petróleo, a nova base de apoio offshore da ECO no Porto do Açu, além de aumentar significativamente a quantidade de embarcações no Canal, também será um grande indutor para ocupação de novas áreas com a atração da cadeia de fornecedores da indústria de O&G.


Em abril assinamos um memorando de entendimentos com a Bolognesi Energia para o estudo de oportunidades em conjunto para o desenvolvimento de projetos de gás natural no Porto do Açu. As condições comerciais estabelecidas preveem que a Bolognesi realize os investimentos necessários para a construção da totalidade da infraestrutura necessária para a implantação da usina térmica a gás, incluindo a linha de transmissão, subestação e o terminal GNL. A chegada do gás no Porto do Açu poderá ajudar a resolver uma série de problemas para diversas industrias de diferentes setores que dependem desta fonte de energia a preços competitivos no seu processo de produção.


A estrutura de capital da Prumo também deverá passar por grandes transformações ao longo deste ano. A negociação com os bancos credores da Companhia para o alongamento do seu passivo de curto prazo, criará as condições necessárias para o desenvolvimento sustentável e compatível com a natureza dos seus investimentos realizados. A confiança dos bancos privados nas vantagens competitivas do Porto do Açu e o apoio do BNDES tem sido fundamental para a conclusão das obras de infraestrutura do porto.


Por fim, as principais frentes de obras iniciadas ao longo dos últimos anos estarão concluídas ao longo de 2015. Com a infraestrutura básica concluída, e a operação iniciada, a Companhia estará focada na atração de novos contratos comerciais, na entrada em operação do Terminal Multicargo e na construção e desenvolvimento do Terminal de Transbordo de Petróleo.


Iniciamos o ano de 2015 muito otimistas e muito entusiasmados com a nova fase da Companhia. O início das nossas operações traz um sentimento de êxito misturado com a responsabilidade de entregar um porto que nasce com uma vocação de eficiência, mas tem como grande desafio ser reconhecido principalmente pela segurança em todas as suas operações.
 

Meus Favoritos
Selecione 5 canais favoritos do site e tenha-os sempre na home.
    Basta clicar no ícone , na barra ao lado do título, para adicioná-la aqui.

    Para excluí-la, basta clicar no
    Fale com RI
    Fale com a PRUMO e tire suas dúvidas ou envie sugestões. Clique aqui
    Alertas RI
    Receba alertas da PRUMO e mantenha-se informado.
    Conheça mais:
    Copyright © 2010 PRUMO
    Todos os direitos reservados
    Política de Privacidade | Termos de Uso