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O ano de 2015 estará marcado na história do Porto do Açu como o ano em que consolidamos os alicerces para o desenvolvimento sustentável do porto.
Mensagem do Presidente 
 
O ano de 2015 estará marcado na história do Porto do Açu como o ano em que consolidamos os alicerces para o desenvolvimento sustentável do porto. Durante este período, obtivemos importantes conquistas, que tornaram viáveis diversas unidades de negócio do nosso plano estratégico. No lado comercial, novos contratos âncoras foram fechados com grandes clientes nacionais e internacionais, tanto para a utilização dos nossos terminais como para aluguel de área para instalação de unidades industriais. A nossa estrutura de capital melhorou significativamente com o alongamento da dívida existente, com novos financiamentos de longo prazo e a venda de participação para um novo parceiro no Terminal de Petróleo. Por fim, a nossa infraestrutura ficou pronta para atender com excelência os clientes atuais e atrair novos clientes e parceiros.
 
A assinatura do contrato com a BG, recentemente adquirida pela Shell, para o transbordo diário de 200 mil barris de petróleo, viabilizou economicamente a construção do Terminal de Petróleo do Porto do Açu. Este contrato reforçou a qualidade e vantagens do porto e ajudou a trazer um novo parceiro: a alemã Oiltanking, que adquiriu 20% do terminal de petróleo por U$ 200 milhões e utilizará toda a sua expertise para a operação do terminal. Da mesma forma, o contrato celebrado com uma empresa do Grupo Votorantim para o carregamento de bauxita, permitiu o início das operações no terminal de cargas gerais (T-MULT). Na retroarea do porto, o contrato de aluguel de área assinado com a Edison Chouest para a construção da maior base de apoio offshore do mundo (com 16 berços, mais de 1km de cais e 600 mil m²), reforçará a localização estratégica do empreendimento e levará um grande número de embarcações para o Terminal 2 do Porto do Açu. No final de 2015, um novo negócio de atracação e reparo de sondas foi iniciado no Porto do Açu com a chegada de uma sonda de perfuração semissubmersível de águas profundas pertencente a Odebrecht Óleo e Gás. 
 
Apesar do cenário macroeconômico nacional e internacional adverso, a Companhia alongou o seu endividamento de curto prazo existente no total de R$ 2,3 bilhões com o BNDES através do repasse dos bancos Bradesco e Santander por 18 anos, com 4 anos de carência.  A Companhia também renegociou as debentures emitidas no montante principal de R$ 750 milhões com o fundo FI-FGTS nos mesmos termos da operação com o BNDES e os bancos. Estas operações permitiram a Companhia adequar a sua estrutura de capital e se capacitar para o crescimento e desenvolvimento de sua estratégia comercial. Em adição, a Companhia realizou uma bem-sucedida operação de colocação de títulos de dívida no exterior no montante de U$ 200 milhões com a Brookfield, com prazo de 7 anos.
 
Mesmo diante de uma forte retração econômica nacional, a Companhia investiu, em 2015, aproximadamente R$ 900 milhões na construção e no desenvolvimento dos terminais do Porto do Açu. Este montante permitiu que a infraestrutura básica para o início das operações dos terminais fosse concluída. Desta forma, os Terminais de Petróleo e de distribuição e abastecimento de Bunker (em parceria com a BP) iniciarão suas operações ao longo deste ano. 
 
A Ferroport, parceria da Prumo com a Anglo American no Terminal de Minério de Ferro, apresentou um EBITDA de R$ 426 milhões impactado positivamente pela desvalorização do real frente ao dólar. 
 
Na contramão do cenário atual, a Prumo iniciou o ano de 2016 com grandes perspectivas. O início das atividades de seus terminais e de seus clientes e parceiros, posicionará o Porto do Açu no cenário mundial de cargas e será um polo de novos investimentos industriais. Sua infraestrutura incomparável, localização privilegiada e tecnologia de ponta permite a seus clientes uma operação segura e eficiente. 
 
Para 2016, o foco principal da Companhia é a excelência no atendimento aos clientes que utilizarão os nossos terminais, já licenciados e que iniciarão as operações ainda no primeiro semestre deste ano. A Prumo e seus colaboradores estão comprometidos no desenvolvimento de um porto que estabeleça um novo paradigma de desenvolvimento sustentável para o Norte Fluminense, contribuindo para a eficiência do sistema logístico nacional. 
 
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