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Em 2000, a BM&FBovespa  lançou, no mercado de capitais brasileiro, três segmentos especiais para listagem (Nível 1, Nível 2 e Novo Mercado) destinados a companhias que se comprometam, voluntariamente, a adotar práticas diferenciadas de governança corporativa. Tais práticas ampliam os direitos dos acionistas e aumentam as exigências de divulgação de informações em relação àquelas já impostas pela legislação brasileira


O objetivo da BM&FBovespa com a criação dos níveis diferenciados de governança corporativa foi proporcionar um ambiente de negociação que estimulasse, simultaneamente, o interesse dos investidores e a valorização das companhias.


Melhores Práticas de Governança Corporativa:
 
  • Estrutura de capital que equaliza direitos entre todos os acionistas com 100% de ações ordinárias e concessão de tag along de 100%
     
  • Separação das posições de Presidente do Conselho de Administração e Diretor Presidente;
     
  • Envolvimento em discussões junto aos stakeholders;
     
  • Conselho de Administração compostos por mais de 30% de membros independentes (superior ao percentual de 20% exigido pelo Regulamento do Novo Mercado);
     
  • Comitê de Auditoria composto por membros independentes do Conselho de Administração;
     
  • Free float superior ao mínimo exigido no Regulamento do Novo Mercado de 25%
     
  • Política de Governança Corporativa que reúne as diretrizes adotadas pela Companhia;
     
  • Frequente realização de reuniões com investidores;
     
  • Incentivo à participação de seus acionistas nas Assembleias Gerais;
     
  • Divulgação de calendário anual contendo datas dos eventos corporativos;
     
  • Divulgação de informações adicionais no formulário de referência e nas informações financeiras trimestrais;
     
  • Adesão à cláusula compromissória de arbitragem, mediante a qual a Companhia, seus acionistas, administradores e membros do Conselho Fiscal obrigam-se a resolver, por meio de arbitragem, perante a Câmara de Arbitragem do Mercado, toda e qualquer disputa ou controvérsia que possa surgir entre eles, referentes aos assuntos conforme relacionados no Regulamento do Novo Mercado.
     
  • Disponibilização de Canal de Denúncias para seus colaboradores;
     
  • Comprometimento com a transparência;
     
  • Demonstrações financeiras elaboradas de acordo com os padrões contábeis internacionais e com as melhores práticas de Governança Corporativa, sendo disponibilizadas em português e inglês;
     
  • Fácil acesso à Política de Negociação de Valores Mobiliários;
     
  • Fácil acesso à Política de Divulgação de Ato/ Fato Relevante;
     
  • Código de Conduta que reúne diretrizes para relacionamento com stakeholders e práticas cotidianas. O novo Código de Conduta da Prumo está em revisão. Para saber mais sobre o último Código de Conduta, clique aqui

 

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